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DICAS E ARTIGOS

Dicas para manter joelhos saudáveis e sem lesões

Traumatologista
A partir de um exame físico, o traumatologista pode descobrir predisposição de algumas pessoas a lesões nos joelhos. Um exame importante antes da prática de esportes é o teste isocinético, que determina desequilíbrios musculares nos tornozelos, joelhos e quadris.

Educador físico
As orientações de um treinador podem evitar lesões. Isso porque o treinamento incorreto é o principal fator associado a problemas nos joelhos. Um educador físico ajudará a pessoa a adotar posturas corretas.

Esportes
Com a prática de esportes, é possível construir músculos fortes nos quadríceps e isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) que podem diminuir a dor nos joelhos e ajudar as pessoas a tolerarem melhor doenças na região.

Fortalecimento
Dos joelhos e do quadril. Como qualquer impacto ou força de explosão passam pelos joelhos, é fundamental o fortalecimento dessas articulações. Pois a falta de preparo muscular pode provocar a sobrecarga com lesões nas cartilagens, nos tendões e na membrana. Em relação ao quadril, a sua musculatura ganha a atenção da traumatologia esportiva, pois alguns músculos da região, quando fortes, evitam que o joelho “caia para dentro”, causando uma postura incorreta nas pessoas.

Sem exagero no treino
Uma lesão pode ser provocada pelo excesso de treinamento. A sobrecarga nos joelhos, portanto, deve ser evitada. Em estudo, foi demonstrado que os joelhos trabalham próximos aos seus limites fisiológicos e a dor sentida após um treino exagerado pode indicar uma lesão instalada.

Peso ideal
A cada passo, o impacto de duas a quatro vezes do peso corporal é transmitido por meio da articulação dos joelhos. Assim, quanto maior for o peso, maior será o impacto nos joelhos. Por exemplo: estudos revelam que a perda de 10 quilos pode reduzir em até 20% a dor dos joelhos com artrose.

Calçado
Os tênis confortáveis e com bom amortecedor na parte do calcanhar ajudam a tirar a pressão da articulação dos joelhos, promovendo alinhamento adequado deles e melhorando o equilíbrio do corpo. Mulheres: não exagerem no uso dos saltos altos, que enfraquecem a muscular anterior da perna.