• Av. das Américas, 1155 - Sala 1911 - Barra Space Center Rio de Janeiro
  • (21) 2499-4480 (21) 3215-9506 / 97038-2771
  • Contato

DICAS E ARTIGOS

PERDER PESO AJUDA A PROTEGER JOELHOS

Pesquisa identificou benefícios entre pessoas que emagreceram e a redução da degeneração da cartilagem nestas articulações

Você já deve ter ouvido falar que o excesso de peso e obesidade não combinam com joelhos saudáveis. Estas articulações acabam sofrendo o impacto de um corpo mais pesado e, com o tempo, acabam degenerando a cartilagem – responsável por revestir e proteger o joelho.

Um novo estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, Estados Unidos, resolveu analisar os diferentes graus de perda de peso e a progressão da degeneração da cartilagem dos joelhos de 506 pessoas obesas. Os pacientes tinham fatores de risco moderados para o problema, como osteoartrite.

Os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: um de controle (que não perdeu peso), outro com um leve emagrecimento e o terceiro com uma perda de peso de 10% ou mais do peso corporal.

Durante o período de quatro anos, a qualidade da cartilagem de cada um dos grupos foi comparada. Os especialistas identificaram que a perda de peso teve um efeito protetivo contra a degeneração deste revestimento da articulação. Quanto maior foi a perda de peso, mais lento desenvolveu-se o processo.

O grupo que emagreceu pouco teve pouca diferença em relação aos participantes que mantiveram o peso, segundo os cientistas. Eles também notaram que a perda de peso reduziu o risco do desenvolvimento de osteoartrite.