• Av. das Américas, 1155 - Sala 1911 - Barra Space Center Rio de Janeiro
  • (21) 2499-4480 (21) 3215-9506 / 97038-2771
  • Contato

DICAS E ARTIGOS

JOELHO INCHADO

O inchaço no joelho se apresenta de forma repentina ou progressiva em decorrência do excesso de líquido dentro ou ao redor no joelho, que pode dificultar o movimento da perna afetada. O inchaço acontece comumente após um entorse, trauma, ou até mesmo se um dos sinais de uma infecção. Ele é comum em praticantes de esportes de alto impacto, como futebol, basquete e corrida, em virtude da alta probabilidade de acidentes.


As causas do inchaço são as mais diversas, dependendo da localização e de outros sintomas:

• Após a lesão: o inchaço se manifesta horas depois da lesão, em consequência do líquido sinovial que se acumulou na articulação após uma torção do joelho ou uma lesão no menisco, na parte interna. Após um entorse, o ligamento é sobrecarregado, mas permanece ileso, afetando algumas fibras ali presentes.

• Após uma lesão o inchaço ocorre de forma repentina: essa situação é característica de uma ruptura de ligamentos, lesão no menisco (parte externa) ou fratura óssea. O sangue que extravasa após o trauma se acumula na articulação na parte superior, inferior e lateral do joelho.

• Sem lesão com inchaço gradual: são indícios de doenças crônicas como a atrite e a artrose, quando o inchaço varia de acordo com o dia e as atividades envolvidas, pois quando há sobrecarga no joelho comprometido a inflamação estimula a produção de mais líquido para proteger a área afetada. No início da artrose, o inchaço que se apresenta nas laterais do joelho é mais frequente devido à redução da cartilagem.

• Sem lesão com inchaço súbito: se não houver a presença de trauma ou entorses, esse inchaço é sinal de infecção provocada pelo acúmulo de líquido no espaço sinovial ou caso de gota, quando há o acúmulo de ácido úrico, levando a um leve inchaço no joelho.

• Joelho lateralmente inchado: quando o acúmulo de líquidos não ocorre na cápsula articular, no caso de bursites e hematomas. As bursas são bolsas que comportam um líquido que lubrificam a articulação e reduzem o atrito entre os ossos e as outras estruturas. O acúmulo de líquido nas bursas pode se apresentar na parte de trás do joelho, conhecido como cisto de Baker (tamanho de uma laranja), ou na frente da patela (pré-patelar). Já o hematoma é consequência de um trauma dos músculos ao redor do joelho.

• Após cirurgias: esse sintoma é normal e esperado, principalmente se tratando de cirurgia no menisco que leva semanas e meses para desinchar.

• Na gravidez: o aumento no peso e as mudanças na circulação podem estimular a retenção de líquidos, sobrecarregando os joelhos e as pernas. É preciso ter um cuidado especial para descartar um quadro de hipertensão, que pode ser um sintoma perigoso para a mãe e o bebê.

Além do inchaço outros sintomas podem se manifestar:

• Dor: está ligada a lesões esportivas, lesões no menisco, na cartilagem e rompimento de ligamentos;

• Estalos: característico em idosos e associado a problemas nas articulações, como artrite ou artrose;

• Vermelhidão: sinal de inflamação intensa ou até mesmo de infecção, principalmente se estiver quente;

• Roxo: normalmente aparece após uma pancada ou entorse.


Dicas para o alívio do inchaço no joelho:

1. Ficar em repouso;

2. Apoiar a perna em um nível mais alto;

3. Aplicar compressa fria por 15 minutos em até 3x ao dia ou em até 2 dias do início do sintoma, para reduzir o inchaço;

4. Após 2 dias, aplicar compressas mornas para aliviar a dor;

5. Tomar os anti-inflamatórios para reduzir a inflamação no local após o diagnóstico do problema;

6.  Se os sintomas persistirem e houver dificuldade de andar procure o ortopedista

Dependendo do caso pode ser necessário indicação de algumas sessões de fisioterapia, retirada do excesso de líquido na cavidade articular ou até mesmo uma cirurgia.


www.clinicajoelho.com.br

Dr. Renato Aguiar Lopes


Av. das Américas, 1155 - sala 1911 - Barra Space Center 

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro 

Tel. (21) 3215-9506 / (21) 2499-4480 / (21) 97038-2771


Curta nossa página para receber sempre informações e novidades.


#joelho #cirurgiadejoelho #ortopedia #medicinaesportiva #medicinadoesporte #fisioterapia #artroscopia #especialista #ortopedista #fisioterapeuta #traumatologia #cirurgia #medico #consulta